Cuidados que você deve ter com os pneus novos da sua Honda
Muito do desempenho da sua moto está atrelado aos seus pneus. Contar com pneus novos tem impacto não apenas para oferecer maior segurança, mas também para garantir que sua moto volte a se comportar de acordo com o padrão de fábrica.
Optar por pneus mais “remold” ou “recauchutados” é um tiro no pé. Além de estarem fora da lei, eles não oferecem o mesmo desempenho de um pneu novo.
É essencial que você saiba que a troca dos pneus não deve ser feita apenas quando eles apresentarem desgastes, ou estiverem velhos e ressecados. Tenha o costume de observar seus pneus. Se a lateral apresentar pequenas rachaduras, isso pode indicar que a borracha está degradada pela idade. Pensando nisso, a Mila Moto separou cuidados importantes para quando chegar o momento da troca dos seus pneus.
Observe o “TWI” do seu pneu
Na lateral do seu pneu, há uma sigla “TWI”, que em português quer dizer “Indicador de Desgaste”. Localizando essa sigla, você irá perceber que ela coincide com um ressalto no interior dos sulcos. Se a borracha desse ressalto nos sulcos se alinhar, ou seja, estiver pertinho da borracha que encosta no solo, quer dizer que seu pneu já era. Mesmo que mantenha o desenho original, ou não esteja “careca”, a profundidade do sulco não irá garantir segurança em dias de chuva.
Atente-se à montagem dos pneus
Trocar os pneus velhos para colocar novos é uma atividade que deve ser realizada por um profissional com experiência, já que, para montar e desmontar, é preciso utilizar as ferramentas certas. Além disso, a montagem inadequada dos seus pneus novos pode danificar o seu uso.
Dê preferência ao equipamento original
Os engenheiros que projetam sua moto trocam informações com os que fabricam o pneu dela. Através dessa comunicação, são definidos os tipos e modelos certos para sua moto. Essa decisão mais teórica é validada por um piloto de testes. Pensando nisso, é importante que você opte por equipamentos originais que constam no manual do proprietário. É proibido escolher outras opções? Não, mas isso pode piorar o desempenho da sua moto.
Fugir do recomendado pelo fabricante da moto em termos de medidas também abre espaço para o surgimento de problemas. Quanto maior ou mais largo é o pneu, mais pesado ele será, e maior peso também significa maior consumo e menor performance. Fora isso, existe o risco de um pneu maior raspar em partes como balança e para-lamas.
Não abuse dos pneus novos
Após a troca, é importante que você seja cauteloso com seus pneus novos, seja em frenagens, acelerações ou curvas. É preciso que seu pneu se acostume com o novo padrão de aderência. Os pneus atingem sua performance ideal apenas depois de alguns quilômetros.