5 dicas para pilotar na chuva com mais segurança

5 dicas para pilotar na chuva com mais segurança

Quem nunca foi surpreendido por um temporal no meio do caminho? Apesar de ser uma situação comum, pilotar na chuva exige cautela, paciência e alguns cuidados especiais, mesmo para os pilotos mais experientes. 

Para saber como reagir da melhor maneira em uma situação mais arriscada, é preciso estar consciente e bem informado. Por isso, a Mila Moto preparou essa lista com 5 dicas para você pilotar na chuva com mais segurança.

  1. Use vestuário para chuva

O capacete já é seu companheiro de todas as viagens na sua moto Honda, certo? Além desse item obrigatório, existem outros equipamentos que podem aumentar sua proteção, especialmente durante a chuva. 

A balaclava é confeccionada com materiais isolantes térmicos, protegendo sua cabeça e seu pescoço do frio e da chuva. Jaquetas e capas revestidas também oferecem maior conforto e proteção para o piloto. Dê preferência a cores claras que permitam uma fácil visualização no trânsito. As botas impermeáveis também são boas opções para os dias chuvosos. 

  1. Inspecione os pneus

Verificar o estado dos pneus da sua Honda é um hábito fundamental. Se eles estiverem carecas, procure uma oficina mecânica de confiança para realizar a troca imediata. Já se eles estiverem novos, nos primeiros 150 km de rodagem, tenha mais cautela nas situações de chuva, porque os pneus ainda não estão no melhor desempenho da sua aderência.

  1. Utilize os freios adequadamente

Um dos riscos de pilotar na chuva é a derrapagem. Para evitá-la, utilize primeiro o freio traseiro, depois o dianteiro com suavidade. Caso a derrapagem aconteça e a sua roda trave, solte o freio imediatamente. Em seguida, volte a frear lentamente e desacelere a motocicleta.

  1. Cuidado com o tráfego

Com o piso molhado e a visibilidade reduzida, o piloto precisa estar ainda mais atento com os outros motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres na via. Mantenha uma distância maior em relação aos outros veículos e evite passar ao lado deles em zonas encharcadas, pois, além de você tomar um banho indesejado, os pneus dos veículos vão jogar mais água na sua pista, aumentando o risco de quedas.

  1. Atente-se ao vento

É comum que as chuvas venham acompanhadas de ventos fortes. Sempre que possível, estacione em um local seguro e espere o tempo melhorar. Porém, se você precisar encarar essa situação, incline sua moto na direção do vento e reduza a velocidade, enquanto remaneja o peso do corpo para frente.

Cautela, consciência e prevenção são as chaves para fazer um trânsito mais seguro para todos. Pilote sua Honda com segurança e aproveite o melhor que seus caminhos podem oferecer. Continue mantendo-se bem informado com a Mila Moto.


Whatsapp