Conheça a esportiva e potente Nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022

Conheça a esportiva e potente Nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022

A Honda surpreendeu com a nova CBR 100RR-R Fireblade SP 2022, com novidades no chassi, motor e aerodinâmica, deixando a moto ainda mais potente e com mais performance para as pistas.

Lançada em 1992, a Fireblade vem evoluindo ao longo dos anos, mantendo sempre o conceito ‘Total Control’, ou seja, a moto privilegia a maneabilidade e oferece performance ideal aos pilotos.

O novo modelo da Honda Fireblade foi desenvolvido com a participação da Honda Racing Corporation (HRC) e foi baseada na moto do campeão da MotoGP Marc Márquez, a RC 213V-S, a única MotoGP homologada para uso em estradas abertas ao tráfego.

Todo o empenho da engenharia da Honda fez nascer uma moto superesportiva que é referência em motor, maneabilidade e aerodinâmica.

Motor

A Honda CBR 100RR-R Fireblade SP 2022 está completamente diferente do seu modelo antecessor. O motor de quatro cilindros em linha e 1.000 cc traz potência máxima de 216,2 cv de a 14.500rpm, e torque máximo 11,5 kgf.m a 12.500 rpm. As medidas são as mesmas da RC 213V-S: 81 mm de diâmetro e 48,5 mm de curso. Ou seja, é um motor completamente novo, mais leve, estreito e mais potente.

Ao trabalhar com a equipe HRC, a Honda buscou melhorar o desempenho da Nova Fireblade. E para reduzir o atrito e inércia dos componentes internos, a solução foi adotar  válvulas de titânio acionadas por balancins roletados, reduzindo assim 75% do atrito.

Aerodinâmica

O visual mais agressivo chama a atenção da Nova Fireblade, mas o seu design não é à toa: o desenho foi pensado para ter menos arrasto aerodinâmico e para garantir uma melhor e mais segura pilotagem. 

As características aerodinâmicas da Fireblade 2022 foram inspiradas pela Honda RC 213V usada na MotoGP, incluindo as aletas na carenagem. O ‘downforce’ oferece uma melhoria da estabilidade em frenagem. 

Chassi

O novo chassi de alumínio do tipo Diamond usa a parte traseira do motor como ponto de ancoragem superior do amortecedor traseiro. Com o novo chassi, o entre-eixos aumentou para 1.455 mm, maior do que os 1.405 mm do modelo anterior. A inclinação da coluna de direção é de 24° e o trail é de 102 mm, medidas que garantem maior estabilidade. 

Graças ao reposicionamento do motor, a Fireblade ganhou maiores ângulos de inclinação. Outra novidade da superesportiva é o amortecedor traseiro, agora ancorado ao bloco do motor. Esse fato, aliado à balança de alumínio mais longa e à rigidez horizontal menor, garantem maior agilidade e deixa a moto mais no controle dos pilotos.

Freios

O poder de frenagem da Nova Fireblade 2022 foi melhorado para o uso em pistas. Os freios têm pinças Brembo Stylema . Na dianteira, são discos de 330 mm e acionamento por 4 pistões. Na traseira, a pinça de freio é a mesma usada na RC 213V-S. 

O novo modelo da Honda tem frenagem gerida pelo Cornering ABS, com os modos SPORTS (condução em estrada) e TRACK (mais indicada para o uso em pista) e possui controle de levantamento da roda traseira (Rear Lift Control).

Tecnologia e cores

A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022 vem equipada com painel TFT a cores e de 5 polegadas, maior e com melhor resolução. O sistema Smart Key é outra característica do modelo: a ignição e a trava da direção funcionam sem precisar de chave. 

A previsão de chegada da nova Fireblade nas lojas é outubro de 2021. Ela está disponível em duas cores: vermelho (com detalhes em azul e branco) e preto perolizado.

Continue acompanhando o blog da Mila Moto para saber mais novidades sobre todos os modelos e lançamentos da Honda. E venha conferir todas as novidades em uma de nossas unidades, entre em contato agora mesmo!


Whatsapp