Honda PCX 2023: nova geração traz motor mais potente da categoria, ainda mais tecnologia e estilo exclusivo
A scooter nº 1 do Brasil evolui em estilo e tecnologia através do motor eSP+ – enhanced Smart Power Plus, com cabeçote de quatro válvulas, sistema de controle de torque HSTC, além de novo chassi e amortecedores traseiros. Estilo renovado, painel inédito e maior espaço sob o banco colocam o modelo – disponível em três versões – em um patamar superior em sua categoria. A
PCX representa mais uma história de sucesso da Honda no Brasil e no
mundo. Lançada no mercado nacional
em 2012, produzida na fábrica da Honda em Manaus, AM, a scooter
imediatamente alcançou a preferência do público consumidor. Desde então é
o modelo mais vendido em sua categoria do mercado brasileiro, um
sucesso contínuo que se deve à uma fórmula inteligente,
que concilia design forte e moderno a dimensões compactas, além da
tradicional tecnologia de vanguarda inerente à todos os produtos Honda. Economia
de combustível, robustez, excelente performance, facilidade de uso,
praticidade e conforto são
sinônimos da PCX, modelo que para 2023 recebe uma potente renovação em
itens fundamentais como motor e ciclística, mas sem perder o caráter que
fez dela a principal referência de seu segmento. Admirada
por um público formado tanto por novatos como pelos mais experientes ao
guidão, a PCX atende
a pessoas que tanto a usam para lazer como para transporte ou trabalho.
Ela é um verdadeiro “coringa”, servindo com competência a todos os
propósitos de utilização. A posição de pilotagem bem estudada e a
praticidade do compartimento sob o assento são elementos
de destaque, que se unem à excelente qualidade construtiva e imbatível
relação custo-benefício. A
inovadora tecnologia Idling Stop, direcionada para otimizar consumo e
reduzir emissões de poluentes,
que estreou justamente na PCX lançado há uma década, está preservada no
novo modelo, cujo motor recebeu um importante upgrade. Pertencente à
geração eSP –
enhanced Smart Power, agora ganhou o “+”, que indica a evolução
contida não apenas no aumento da capacidade cúbica e a decorrente
elevação de potência e torque, mas também marca a chegada do cabeçote de
quatro válvulas, tecnologia que visa tornar o modelo
mais eficiente inclusive do ponto de vista ambiental. O incremento da performance tornou necessária a introdução de um novo chassi, mais robusto e capaz de atender o nível de desempenho superior. A nova estrutura trouxe especificações inéditas para a ciclística de um modo geral, destacando-se neste contexto o aumento na dimensão dos pneus e novo ajuste de suspensões. O
conjunto de todas estas modificações técnicas somadas ao estilo
renovado, além de outros vários aperfeiçoamentos
de ordem prática, fazem da Honda PCX 2023 uma efetiva evolução que
felizmente preserva a filosofia original do modelo, em síntese melhorar a
qualidade de vida das pessoas que a escolhem como meio de locomoção. 2. Generalidades do modelo A
nova PCX preserva a forte personalidade do modelo, mas traz um estilo
mais ousado, que ressalta sua
condição de novidade. Neste aspecto a iluminação por LED redesenhada é
fator de diferenciação marcante, mas não único. As novas formas
atraentes englobam aspectos práticos importantes, como a maior
capacidade de armazenamento sob o banco, a porta USB-A no
porta-luvas e um painel “widescreen” como todas as informações vitais
necessárias. São
três as versões do modelo para 2023: PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX. Em
todas há a opção da Smart Key
que opera a ignição e a abertura do assento e também aciona um alarme
antifurto. A diferenciação entre as versões também se dá pelo sistema de
frenagem, CBS – Combined Brake System no modelo de entrada, enquanto
nas PCX ABS e DLX o sistema é o ABS – Antilock
Brake System –, de um canal. Uma
das características mais marcantes da Honda PCX sempre foi seu estilo,
que explora linhas fluidas e arrojadas, tema
que foi evoluído e acentuado nesta nova safra. As linhas da PCX 2023
são ainda mais futurísticas e expressam fielmente a ousadia do projeto,
que será facilmente identificado como uma nova PCX, porém mantendo a
personalidade marcante, pilar de seu sucesso.
Os
grupos óticos dianteiro e traseiro foram totalmente redesenhados e são
elementos de forte identidade. Na dianteira,
a luz de posição, ou DRL – Daytime Running Light, é composta por cinco
“traços” muito característicos. Na traseira a iluminação desfruta de
tecnologia que dá ao “X” iluminado um intenso efeito 3D. As
superfícies da carroceria foram redesenhadas visando obter um resultado
estético de grande impacto, no qual o escudo
frontal ganha volume em sua porção superior para abrigar o para-brisa
escurecido de novo desenho, que oferece melhor proteção sem prejuízo à
visibilidade. Quanto
à ergonomia, o assento foi alvo de um reestudo em sua conformação para
dar a piloto e garupa ainda mais conforto
sem alterar a pequena distância em relação ao solo, característica
muito apreciada das PCX. Outra melhoria foi com relação ao espaço para
os pés do piloto, que cresceu 30 mm tanto longitudinalmente quanto nas
laterais. O
redesenho da carroceria permitiu modernização estética, mas também
majorar a capacidade do compartimento sob o banco
em nada menos do que 2 litros, incremento que fez o volume total
alcançar a marca de 30 litros de capacidade, ideal para abrigar um
capacete de grandes dimensões e ainda assim proporcionar espaço para
outros objetos. O
porta-luvas, posicionado à esquerda do escudo frontal, também foi
redesenhado e agora além de ser mais espaçoso conta
com uma útil porta USB destinada à recarga de smartphones. Também nova é
a portinhola que recobre o reservatório de combustível, agora dotada de
espaço para apoiar a tampa do tanque durante o reabastecimento. O
Smart Key System, a prática chave presencial que ativa o comutador da
trava de guidão e partida, além da abertura do
assento para acesso ao compartimento porta-capacete, agora é
equipamento disponível também na PCX CBS. Em todas as versões a Smart
Key aciona também um útil alarme antifurto. O
novo painel “widescreen” engloba todas as informações necessárias à
condução e gestão da PCX 2023. A tecnologia LCD com
fundo escuro e indicadores em alto contraste permite leitura fácil sob
quaisquer condições de luz, aspecto de grande importância no âmbito da
segurança. Característico da PCX, o guidão largo e cromado está agora montado sobre suportes de borracha cuja densidade foi estudada para maior conforto na pilotagem, reduzindo os impactos derivados das irregularidades do solo e vibrações do motor. Também a alça destinada ao apoio do garupa tem novo desenho, agora mais fina e confortável. O
motor da PCX é um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a
líquido, que se vale da tecnologia eSP+ – enhanced
Smart Power Plus –, conceito construtivo que explora a redução de
atrito interno e outras tecnologias voltadas para otimização da
eficiência. A potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv, com torque
máximo subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f. O diâmetro
do cilindro passou de 57,3 mm no motor de 150 cc para 60,0 mm no motor
160 cc. O curso foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. Já a taxa de
compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1. Ao recorrer ao curso mais
curto do pistão, conseguiu-se não apenas o espaço
para as duas válvulas adicionais no cabeçote como também foi reduzido o
atrito de deslizamento no cilindro. A
capacidade de aceleração e a velocidade máxima foram beneficiadas com a
adoção do novo motor, e o mesmo pode ser dito
em relação à eficiência energética, uma vez que o aumento de
performance não implicou em maior consumo de combustível. O tanque de
8,0 L permite autonomia superior a 350 km entre os reabastecimentos. Nas
versões PCX ABS e PCX DLX estreia o sistema HSTC – Honda Selectable
Torque Control, que limita eventuais perdas de
tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. Uma luz-alerta “T”
pisca no painel quando o HSTC entra em funcionamento. O sistema pode
ser desligado completamente através de um comando no punho esquerdo. A
tecnologia de redução de atrito que caracteriza os motores Honda eSP+
está em diversos componentes, assim como há dispositivos
como a bomba de óleo embutida no cárter, que contribuem para melhora da
eficiência. A câmara de combustão compacta e injeção de combustível
PGM-FI – com corpo de borboleta de 28 mm de diâmetro – otimiza a
velocidade de queima da mistura ar-combustível e o
desempenho do arrefecimento do motor. Como
no motor da geração anterior, o atual eSP+ possui um desvio no cilindro
destinado à redução do atrito causado pelo
contato entre pistão a parede interna do cilindro, favorecendo a
transmissão de energia de combustão para o virabrequim. Um novo tensor
hidráulico da corrente de comando melhora ainda mais a eficiência do
motor, reduzindo as vibrações internas e melhorando
a economia de combustível. Jatos de óleo de pistão – como os usados no motor da CRF 450R – mantêm um resfriamento constante, que permite um ponto
de ignição ideal e evita fenômenos indesejáveis como a pré-ignição. O
radiador de alta eficiência é integrado ao exterior do cárter do lado
direito e emprega uma ventoinha pequena e leve,
de alta eficiência. O atrito na transmissão foi reduzido com o uso de
três rolamentos de baixo atrito projetados especificamente para as
cargas que recebem individualmente. O sistema CVT – Continuous Variable
Transmission – foi otimizado pelo aperfeiçoamento
das polias, o que complementou a performance global do motor. O
gerador/motor de partida ACG, sem escovas, é controlado eletronicamente
e montado diretamente na extremidade do virabrequim,
agora mais rígido. A dupla função do componente (motor de partida e
alternador) contribui para redução de peso, de dimensões e para redução
de rumorosidade decorrente da partida do motor. O
sistema Idling Stop desliga automaticamente o motor após paradas de
três segundos em marcha lenta, com os freios acionados,
e o religa instantaneamente quando o acelerador é acionado. A partida
instantânea se deve ao ACG, ao sistema denominado swing-back (que que
faz o virabrequim e pistão voltar ao ponto morto inferior), e ao
mecanismo de descompressão automático. O sistema Idling
Stop tem a funcionalidade de “ler” a carga da bateria e, em caso de
baixa tensão, desligar o sistema para evitar o consumo excessivo. A
nova PCX tem um chassi aço tipo berço duplo redesenhado, que oferece
maior durabilidade e adequação à maior potência
proporcionada pelo novo motor. Tal modificação não comprometeu a
proverbial maneabilidade da PCX assim como a facilidade de pilotagem e
conforto. A distância entre
eixos foi levemente alongada em 2 mm e as restantes medidas da
geometria de direção permaneceram
voltadas a oferecer a agilidade típica das PCX. O peso total em ordem
de marcha é de cerca 130 kg. Ambas as rodas trazem um novo e elegante
desenho. Na traseira a roda passou de 14 para 13 polegadas de diâmetro
enquanto os pneus agora são maiores, 110/70-14
o dianteiro e 130/70-13 o traseiro (anteriormente 100/80-14 e
120/70-14). A suspensão dianteira tem tubos de 31 mm de diâmetro e curso de 100 mm. Os amortecedores traseiros ganharam novas molas,
mais adequadas a encarar as irregularidades na pavimentação. |