Os detalhes da nova CB 300F Twister
Desde
2001 o nome Twister faz parte da vida dos motociclistas brasileiros.
Estética bem-sucedida e ótima
performance global viraram a marca registrada do modelo. Em 2008 a 1ª
geração da CBX 250 Twister deu lugar à mais potente CB 300R, que dominou
o segmento, até o resgate do nome através da inédita CB 250F Twister,
que em 2015 estreou um motor inédito, com menor
capacidade cúbica que sua antecessora, mas com performance equivalente e
consumo menor.
Em
sete anos de mercado, de 2015 até 2022, a CB 250F Twister se manteve
como a nº 1 de seu segmento. A
elevada confiabilidade, o estilo moderno e a facilidade de pilotagem a
tornaram a opção preferencial para os que desejassem dar um salto de
categoria, passar de modelos utilitários de pequena cilindrada, como a
CG 160, para uma motocicleta com maior desempenho
e capacidade.
Agora,
com a chegada da CB 300F Twister, a história se repete: a Honda cumpre
sua tradição de constante
aperfeiçoamento técnico e modernização estética, pontos cruciais para
continuar na liderança do segmento. A nova Twister colhe o legado de
continuar a ser uma motocicleta versátil, durável, ágil e ambicionada,
uma campeã inclusive quando o assunto é a depreciação
mínima.
Sob
esta filosofia de aperfeiçoamento, mas sem romper com a essência que o
nome Twister carrega, nasce
a Honda CB 300F Twister. Motor e suspensões foram aperfeiçoados assim
como o aspecto estético, aproximando-a da Honda CB 500F; detalhes como o
banco bipartido, painel LCD Blackout e iluminação full-LED são um
genuíno upgrade em relação ao modelo que substitui.
A
Honda CB 300F Twister é o resultado de um aprofundado projeto que
resultou em uma avançada streetfighter
urbana, com estilo agressivo, forte e esportivo, que visa dar aos seus
usuários a sensação real de estar pilotando um modelo de cilindrada
superior. No entanto, seu DNA preserva as qualidades da geração
precedente, entre elas a renomada robustez, economia
e grande versatilidade.
De
fato, a Twister se presta tanto para o trabalho e transporte no
dia-a-dia quanto para o lazer de final
de semana. Atende tanto quem quer uma moto ágil e divertida para
encarar estradas repletas de curvas como os que desejam realizar
trajetos rodoviários com segurança e reserva de potência, inclusive
levando garupa.
Mudanças
aprofundadas nas suspensões encontraram no consagrado chassi tubular
tipo Diamond a estrutura
exata para oferecer um comportamento dinâmico de excelência ao modelo. A
frenagem se vale de discos na dianteira e traseira, sendo que a CB 300F
Twister será vendida em duas opções nas quais o diferencial é
justamente o sistema de freios: CBS – Combined Brake
System, ou a versão ABS, com sistema eletrônico antitravamento.
No
motor, a elevação da potência e torque permite respostas ao acelerador
mais consistentes, melhorando
a aceleração, retomada de velocidade e proporcionando à nova Twister a
capacidade de alcançar excelente desempenho. Esta evolução na
performance do motor com tecnologia FlexOne veio acompanhada de ainda
mais economia. O câmbio de seis marchas conta com embreagem
assistida e deslizante, ‘upgrade’ complementado pelo novo pneu
traseiro, agora mais largo, mudança que atende a elevação da potência.
A
iluminação da CB 300F Twister é full-LED e o painel, tipo Blackout, é
pleno de informações e tem como
novidade uma porta USB do tipo C para a recarga de smartphones. Por
último, necessário destacar que o novo assento bipartido, o formato do
novo tanque e o posicionamento de guidão e pedaleiras proporciona uma
excelente ergonomia, sem que tenham sido afetados
aspectos práticos como a distância do assento em relação ao solo e o
peso a seco, apenas 2 kg superior ao do modelo precedente.
O estilo da Honda CB 300F Twister foi
desenvolvido pelo Mono-C (departamento de design da Honda Brasil), sob o
preceito de realizar uma avançada streetfighter com imagem poderosa e
agressiva. Para tal, elementos
como as carenagens plásticas que recobrem o
tanque – se valem de linhas angulosas, fazendo par com as formas do
grupo ótico dianteiro, ponteira de escape e do banco bipartido, cuja
porção final elevada enfatiza a esportividade do modelo.
Sobre
a carenagem que recobre o tanque, agora com capacidade de 14 litros,
trata-se de recurso que, além de facilitar a
obtenção de formas mais elaboradas, tem uma fundamentação de ordem
prática: composta de três elementos – esquerdo, superior e direito – em
caso de dano a carenagem não só protege o reservatório de combustível
metálico como permite economia, tanto por conta
da reparação facilitada como pela possibilidade de troca individual dos
elementos.
A
tecnologia empregada na carenagem de tanque permitiu aproximar o estilo
da Honda CB 300F Twister ao da CB 500F, referência
em seu segmento. Desta maneira, a nova Twister se posiciona em um
patamar estético superior, com aparência de modelo de maior cilindrada.
Contribuem neste aspecto outras escolhas estilísticas, como a da
ponteira de escape curta e elevada, a carenagem inferior
do motor e rodas de novo desenho –, mas também escolhas técnicas como o
pneu traseiro mais largo, agora um 150/60R-17 (antes 140/70R-17) e a suspensão dianteira mais robusta,
com tubos de Ø 41 mm (antes Ø 37 mm).
O
novo painel é outro elemento que confere distinção à Honda CB 300F
Twister. De formato retangular, a tela LCD Blackout
traz contagiro e indicador de marchas, relógio, velocímetro, dois
hodômetros parciais, hodômetro totalizador e oferece informações como
autonomia restante, consumo médio e instantâneo, nível de carga da
bateria, além das tradicionais luzes-alerta. Novidade
é a porta USB do tipo C para recarga de Smartphones, situada na
extremidade superior esquerda do painel.
Motor
O
motor da CB 300F Twister deriva diretamente do que equipava sua
antecessora. O ganho de capacidade cúbica – que passou de 249,5 cm3
para 293,5 cm3 – foi obtido mediante o aumento do diâmetro
do cilindro, que passou de 71 para 77 mm, sendo mantido o curso de 63
mm. Importante lembrar que tal opção permitiu o aperfeiçoamento do
cabeçote de quatro válvulas e consequente ganho para
o sistema de alimentação e exaustão do motor.
A
potência máxima passou dos 22,6 cv (22,4 com gasolina) a 7.500 rpm para
24,7 cv (24,5 com gasolina) à mesma rotação. O torque máximo
subiu de 2,28 kgm.f (2,24 com gasolina) a 5.500 rpm a 2,60 kgm.f (2,61
com gasolina) à mesma rotação. A potência máxima cresceu 9,3% enquanto o
torque máximo nada menos que 15,5%, uma característica extremamente
desejável considerando o tipo de uso ao qual
a CB 300F Twister se destina, majoritariamente feito de percursos
urbanos entremeados a vias expressas.
Na
prática, o ganho se percebe através de uma resposta ao acelerador mais
robusta em todas as faixas de rotação. Outra consequência
positiva está no consumo, que se revela ainda melhor, e que podem ser
explicadas pelo fato de que apesar do aumento da capacidade cúbica, a
elevação de potência e principalmente do torque máximo permite conduzir a
CB 300F Twister abrindo menos o comando do
acelerador.
Quanto
ao sistema de transmissão, o câmbio de seis marchas – exclusividade no
segmento – agora está acoplado a uma embreagem deslizante
e assistida. Tal tipo de embreagem, antes exclusivo de motos de alta
performance, impede que a roda traseira perca aderência em reduções de
marcha mais fortes. Já a assistência faz com que a alavanca de embreagem
seja leve, fácil de acionar, o que em uma moto
com forte perfil urbano é uma qualidade muito desejável.
Para
melhor assistir a demanda de dissipação de calor do motor, a CB 300F
Twister traz um radiador de óleo maior. O mesmo pode ser
dito acerca do sistema de escape: a ponteira mais curta está conectada a
uma câmara de expansão sob o motor, que abriga o catalisador. Este,
novo posicionamento, confere maior eficiência a todo o sistema.
Chassi
O
consagrado chassi tubular de aço tipo Diamond é a garantia de robustez
da nova CB 300F Twister, que além da resistência permite grande
agilidade e maneabilidade. A tal chassi estão associadas suspensões com
novas especificações, adequadas às demandas determinadas pelo salto da
potência e performance.
Na
dianteira, a suspensão telescópica agora tem tubos de Ø 41 mm (na CB
250F Twister eram de Ø 37 mm), o que resulta em melhor comportamento
diante das solicitações maiores derivadas da elevação da potência do
motor. Com curso de 130 mm, esta nova suspensão usada na CB 300F Twister
tem a mesma medida de tubos do que a Honda CB 500F.
Na
suspensão traseira, o sistema de monoshock se vale de um amortecedor
com mola dupla e balança traseira de aço. O curso da roda passou
de 108 para 120 mm, trazendo maior progressividade ao sistema.
A frenagem é um fator que distingue as versões da CB 300F Twister, sendo oferecida com opção CBS – Combined Brake System – ou ABS. Em ambas, os discos têm as mesmas dimensões, com o dianteiro de Ø 276 mm e o traseiro com Ø 220 mm. Na versão CBS, o cáliper dianteiro conta com três pistões enquanto na versão ABS o cáliper tem pistão duplo. O cáliper traseiro tem pistão simples em ambas versões.