Honda XRE 190 2024
Honda XRE 190 2024: novas cores trazem mais modernidade para a trail com a melhor relação custo-benefício de seu segmento
As diretrizes aplicadas ao projeto da Honda XRE 190 buscaram o equilíbrio entre a facilidade de uso em qualquer tipo de terreno com a sempre bem vinda economia, tanto de combustível quanto de exercício. O resultado final foi uma motocicleta que se consagrou como uma das melhores opções da categoria trail, capaz de atender os mais diferentes propósitos de utilização.
De
fato, a XRE 190 é adequada para o dia a dia, seja como vetor de
transporte ou no uso profissional,
mas também se mostra competente parceira para passeios de final de
semana, na qual a tônica é o lazer. Leveza e potência na medida certa
permitem encarar caminhos desafiadores bem como cumprir trajetos
rodoviários com boa desenvoltura.
Este
caráter duplo a XRE 190 tem como forte aliado o motor monocilindro
arrefecido a ar, 4 tempos, dotado de comando único
no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft), com balancins roletados nas duas
válvulas, que proporciona menores ruídos mecânicos e atrito, além de
garantir maior durabilidade ao motor.
Com exatos 184,4 cc e
potência máxima de 16,4 cv (etanol) e 16,3 cv (gasolina), e torque máximo de 1,66 kgf.m (etanol) e 1,65 kgf.m (gasolina), e
alimentado pelo sistema de injeção
eletrônica PGM-FI Flexone, o motor da XRE 190 deriva da unidade que
equipa as motocicletas da família CG. A capacidade cúbica foi elevada
por intermédio do aumento do diâmetro do pistão, procedimento
que preservou características de durabilidade e economia acrescentando
“pegada”, que permite à trail encarar terrenos ruins com facilidade.
O robusto chassi de aço tipo berço semiduplo e as suspensões – dianteira telescópica e a traseira monoamortecida, ambas de longo curso – proporcionam excelente maneabilidade, alta capacidade de superação de obstáculos e segurança, fator no qual a frenagem ABS no disco dianteiro de 240 mm e disco traseiro de 220 mm é fundamental. Calçada com pneus do tipo misto, os renomados Pirelli MT 60, de medidas 90/90-19 na dianteira e 110/70-17 na traseira, a XRE 190 atende plenamente as exigências de aderência e estabilidade tanto na terra como no asfalto, aspecto favorecido também pelo baixo peso a seco, de apenas 127 kg.
A
ergonomia é outro ponto de destaque na XRE 190, cuja posição de
pilotagem possibilita domínio pleno seja em uso urbano como em vias
não pavimentadas. O banco de dois níveis e comandos posicionados
corretamente facilitam a pilotagem. Importante fator de praticidade é o
resistente bagageiro integrado à amplas alças laterais. Outro destaque é
o painel digital, com
display LCD onde as informações como nível de combustível, rotação do
motor, velocidade, hodômetro total, dois hodômetros parciais e consumo
de combustível permitem visualização simples em qualquer condição de
iluminação.
A
autonomia proporcionada pelo tanque de combustível de 13,5 litros é de
350 a 500 km, fator que torna a XRE 190 não apenas
prática, mas sobretudo adaptada a percursos rodoviários ou ao uso em
regiões distantes dos centros urbanos, sem grande oferta de postos de
combustível.