Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP ganha nova opção de cor em sua versão 2024
Representante flagship da categoria Sport será disponibilizada em nova opção de cor Preta (Mat Pearl Morion Black), em adição às já disponíveis Vermelha (Grand Prix) e Branca (Pear Glare White). |
A
Honda anuncia a chegada da versão 2024 do modelo CBR 1000RR-R Fireblade
ao mercado. Desenvolvida pela HRC – Honda Racing
Corporation –, divisão dedicada a criação das motocicletas de alta
performance, a principal novidade é a introdução de mais uma opção de
cor Preta (Mat Pearl Morion Black), que contrasta radicalmente com as
Fireblade já disponíveis: a Vermelho Grand Prix –
inspirada no visual das máquinas da equipe oficial Honda no Mundial de
Superbike –, e a “30th Anniversary Edition”, com grafismos em fundo
branco perolizado, como na Fireblade pioneira de 1992. Combinar
vermelho com azul e branco, as tradicionais “cores Honda”, sempre
remete à inigualável história de sucesso da
marca nas pistas, a maior vencedora em todas as categorias do
motociclismo. O preto fosco alternado ao preto brilhante, grafismos
mínimos em prata e dourado e elementos impactantes como rodas e
suspensão dianteira douradas se mesclam ao cinza-titânio da ponteira
de escape Akrapovic. Tal fórmula garante a esta nova opção da Fireblade
um ineditismo e exclusividade notável, com resultado estético que se
destaca. Neste
conjunto os logos HRC na carenagem frontal e o “badge” Honda em fundo
vermelho aplicado ao tanque – elemento exclusivo
de modelos de alta performance/tecnologia que são classificadas como
flagship –, ganham ainda mais destaque, e definem uma das mais atraentes
versões de Fireblade jamais produzidas. No âmbito técnico, a nova opção de cor segue receita idêntica à das Fireblade lançadas no início do ano, aplicando a mais
atual tecnologia Honda ao conceito “Total Control”, inaugurado
com a pioneira das Fireblade de 1992, cuja filosofia em síntese é a de
exaltar a extrema maneabilidade e facilidade de pilotagem, visando a
performance superior em pista. O
motor tetracilíndrico em linha da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
oferece 216,2 cv de potência a 14.500rpm e torque de 11,5 kgf.m
a 12.500 rpm. Tal motor tem pistões de alumínio forjado com bielas de
titânio e uma arquitetura que privilegia baixo peso e dimensões
compactas, qualidade que permite um posicionamento ideal no chassi, o
que favorece a obtenção de um centro de gravidade ideal
e consequente equilíbrio. O
extensivo uso da eletrônica é evidenciado por sistemas como o controle
de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control,
o acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire, e os decorrentes Riding
Modes que regulam os quatro parâmetros: potência (P), freio-motor (EB) e
atuação do anti-wheelie (W) e HSTC (T). Launch-control regulável e o
Quickshifter, complementam a sofisticação
técnica do motor da Fireblade SP. O
chassi em alumínio de arquitetura Diamond também recebe acabamento em
preto fosco, e está vinculado a um requintado aparato
de suspensões: atrás o conjunto mola-amortecedor Öhlins TTX36 Smart-EC,
totalmente regulável, atua em um braço oscilante de alumínio, cujo
desenho foi inspirado na Honda RC 213V da MotoGP. A suspensão dianteira
invertida é uma Öhlins NPX com tubos de 43 mmØ,
dotada de sistema Öhlins S-EC – Semi active Electronic Control. Os
freios tem discos dianteiros de 330 mmØ com cálipers Brembo Stylema de
quatro pistões e traseiro por disco simples de 220 mmØ. O moderno
sistema ABS permite configuração nos modos Circuito
(pista) e Esportivo. A
plataforma inercial IMU – Inertial Measurement Unit – de seis eixos
monitora os parâmetros dinâmicos da Fireblade, ajustando
em tempo real os diversos dispositivos destinados ao controle,
incluindo os três níveis do amortecedor de direção eletrônico HESD –
Honda Electronic Steering Damper, e o sistema que reduz a tendência da
roda traseira se levantar do solo em frenagens. Destaque
em termos estéticos e práticos é o atraente desenho da carenagem, cuja
eficiência aerodinâmica recorre à aletas
laterais para elevar a carga aerodinâmica vertical descendente, o
“downforce”, obtendo assim maior estabilidade em alta velocidade,
capacidade de aceleração em saída de curvas e controle superior em
rápidas mudanças de direção e frenagens extremas. O
cockpit conta com painel de tela TFT de 5 polegadas totalmente
personalizável por comando situado no punho esquerdo.
O sistema Smart-Key, a chave presencial, é outro detalhe de praticidade
da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP. A perfeita ergonomia para uso em
pista complementa o modelo que é um verdadeiro “cartão de visitas”
tecnológico da maior fabricante de motocicletas
do planeta. |