CB 650R e CBR 650R 2024
A
Honda marcou o mundo da motocicleta com a primeira tetracilíndrica
produzida em grande escala, a CB
750 Four, apresentada no Salão de Tóquio de 1968. Desde então, nunca
faltaram modelos Honda equipados com a arquitetura “in-line four” no
lineup da marca, com capacidades que variaram dos 249 cc da CBR 250RR de
1990 até os 1.284 cc da CB 1300 Super Four.
As
Honda de 650cc chegaram ao país em 2014 com a CB 650F e CBR 650F. Em
2020 elas deram lugar para uma
nova proposta que aliava modernidade e um conceito inovador. A Naked CB
650R conciliava o design minimalista com elegância e agressividade,
enquanto a CBR 650R trazia a identidade de superesportiva seguindo o
conceito “Total Control” herdado da Fireblade.
Desde
então, nada menos do que 25 mil motocicletas desta família saíram das
linhas de produção da fábrica da Honda em Manaus, AM.
A
cifra respeitável indica tanto o fascínio dos brasileiros pelos “quatro
em linha” como a capacidade
tecnológica da planta situada na capital amazonense, uma vez que as CB
650R e CBR 650R 2024 em nada se diferenciam destes mesmos modelos
comercializados em diferentes mercados como o norte-americano, europeu
ou asiático.
Para
a versão 2024 os modelos se caracterizam por novas cores e acabamentos.
A naked CB 650R, fiel ao
estilo Neo Sports Café introduzido pela CB 1000R, será oferecida na
nova opção de cor Laranja Perolizado, além da Vermelho Perolizado e
Cinza Fosco. Outra novidade diz respeito a cor do motor, rodas e
suspensão dianteira, agora integralmente pretos. O mesmo
se dá com a esportiva CBR 650R, que terá opção a inédita Branco
Perolizado, além da Vermelho.
Uma
característica marcante destas motocicletas é a especial atenção dada
para a ergonomia. Na CB 650R
a triangulação entre guidão plano, pedaleiras e assento bipartido
determinam uma posição de pilotagem típica nas naked, ideal para trechos
urbanos ou estradinhas sinuosas, enquanto na CBR 650R os semi-guidões,
mais baixos, assim como a presença da carenagem,
direcionam a versão para um uso rodoviário e eventuais sessões em pista
nos track-days. Mesmo assim, a grande versatilidade de CB e CBR 650R é
um traço comum, sendo modelos adequados a uma ampla gama de usos.
Em
ambas a mais recente tecnologia está presente: a iluminação é full-LED e
o painel digital, tipo blackout,
oferece excelente visibilidade e variedade de informações, com destaque
para a shift-light configurável, que alerta para o momento adequado
para troca de marcha. Outro dispositivo importante das CB&CBR 650R é
o ESS – Emergency Stop Signal, que ativa de modo
automático as setas traseiras em caso de frenagem brusca.
O
motor
da CB e CBR 650R 2024 traz especificações inalteradas: tetracilindro
DOHC arrefecido a líquido, câmbio de seis marchas com embreagem
assistida, deslizante e sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control. A
potência máxima é de 88,4 cv a 11.500 rpm, o torque
máximo 6,13 kgf.m a 8.000 rpm. A
parte ciclística também não recebeu modificações: chassi tubular de aço
tipo Diamond com suspensão Showa SFF (Separated
Function Fork) invertida à frente, enquanto na traseira a balança de
suspensão é vinculada ao conjunto mola-amortecedor regulável na
pré-carga da mola em sete posições.
Os
freios a disco dianteiros são do tipo flutuante, com sistema ABS de
dois canais que atua nos cálipers de quatro pistões
de fixação radial. O freio a disco traseiro tem cáliper de pinça
simples. As rodas de liga-leve são calçadas com pneus 120/70-ZR17 à
frente e 180/55-ZR17 atrás.