Juno, a primeira Honda com partida elétrica

Juno, a primeira Honda com partida elétrica

Lançado em 1954, o primeiro scooter da Honda era muito revolucionário para a época. Equipada com um motor monocilindro OHV 4 tempos de 189 cc, a Honda Juno teve uma produção total de 5.856 unidades e foi fabricada durante pouco mais de um ano.

Havia vários scooters no mercado japonês naquela época, mas nenhum trazia a inovação técnica e estilística da Juno. 

Os diferenciais da Honda Juno

Em um período em que as motos eram vistas como vetores econômicos de transporte, a Juno trazia a sofisticação como diferencial. Seu design se destacava pela singularidade, com dimensões imponentes e itens que a deixavam mais luxuosa, como porta objetos e um para-brisa amplo e com bastante proteção. Toda essa sofisticação contribuía para que esse scooter fosse o mais caro do mercado. 

A Juno foi a primeira Honda com partida elétrica e trazia formas futuristas em sua carroceria moldada em FRP (Fibre Reinforced Plastic). Destacava-se no modelo o seu amplo para-brisa, que servia como uma espécie de teto e proteção contra chuva, graças à sua parte de proteção articulada. Apesar de todos os seus atrativos, devido à crise econômica vivida no Japão, a Juno não emplacou e foi descontinuada.

Peso elevado 

Apesar de toda inovação, a Juno não caiu no gosto dos clientes. Seu peso elevado de 170 kg a seco era muito para 6,5 cv de potência máxima. Além disso, em sua primeira versão, a Honda Juno K tinha um motor que funcionava de forma excessivamente quente.

As versões Honda Juno KA e KB, que eram versões aprimoradas da Juno pioneira, tinham um motor maior, de 220 cc, com potência de 9 cv e diversas aberturas na carenagem melhorando a refrigeração. Ainda assim, o seu peso ainda era elevado, chegando a 195 kg, o que impediu uma melhora significativa na performance da scooter.

Antecessora da Super Club

A permanência curta da Juno no mercado não descarta os ensinamentos que o primeiro scooter da Honda deixou. Com a Juno, a Honda compreendeu que o momento pedia por veículos mais simples e começou a desenvolver um projeto com base no conhecimento adquirido com a Juno a respeito do uso de plásticos e resinas.

Um resultado desse trabalho foi a Super Club, lançada em 1958. Esse grande sucesso da Honda se tornou o veículo motorizado mais vendido do planeta, permanecendo em produção até hoje. É difícil imaginar esse sucesso todo da Super Club sem a passagem da Juno pelo mercado.

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