Conheça os tipos e funções da suspensão na sua Honda

Conheça os tipos e funções da suspensão na sua Honda

As suspensões são uma das partes mais importantes da motocicleta. Elas têm a função não só de reduzir os impactos causados pelas imperfeições do piso, mas também garantem mais segurança para o piloto, garantindo mais estabilidade e transmitindo o mínimo de desconforto para quem pilota a moto. Por isso, a Mila Moto criou este artigo, para ajudar você a compreender as diferenças entre cada tipo de suspensão.

Desde a criação da primeira suspensão em uma motocicleta, há mais de 100 anos, muita coisa mudou: basta dar uma voltinha por aí com um modelo um pouco mais antigo para descobrir a diferença que as suspensões causam na pilotagem.

No final da década de 70, a já então popularizada suspensão de moto dianteira tipo telescópico ganhou a confortável companhia da suspensão traseira. Desenvolvida pela Honda, a suspensão Pro-Link equipava, inicialmente, as motos off-road.

A Pro-Link era, de maneira sucinta, um conjunto único de mola e amortecedor centralizado, colocados logo atrás do motor da motocicleta. Por isso, o centro de gravidade tornou-se mais baixo, favorecendo a distribuição de massa. Além disso, essa tecnologia oferece uma progressividade no amortecimento através de um sistema único de articulações. Quer testar? Basta pressionar o assento de uma moto equipada com a Suspensão Pro-Link para perceber a ação: no início, uma suspensão macia, mas que torna-se mais firme conforme o aumento da pressão. Essa tecnologia foi revolucionária em matéria de absorção de impactos.

No caso das suspensões dianteiras, não é errado dizer que as suspensões invertidas, ou “upside-down”, como são chamadas, foram inspiradas na Pro-Link. O conceito de suspensão invertida surgiu ao inverter a suspensão telescópica, o que deixou a parte mais pesada da suspensão próxima ao eixo, abaixando ainda mais o centro de gravidade, assim como diminuindo o peso da suspensão.

Atualmente, existem motocicletas com as chamadas suspensões “bichoque”, que são colocadas na traseira e dianteira da moto, e têm muita eficiência, o que evidencia que realizar suspensões adequadas para diferentes tipos de veículos  chegou ao estado artístico.

O progresso das suspensões não se deve apenas pela arquitetura do conjunto de molas e amortecedores, mas por outros componentes internos que tornaram-se tão importantes quanto as próprias suspensões.

Whatsapp