Honda Hornet, um sucesso desde 2004. Confira todos os detalhes dessa inesquecível moto
Se tem uma moto que está marcada na história, é a CB 600F Hornet. A Honda, aliás, tem vários modelos que ganharam os fãs de velocidade e de motos, mas a Hornet extrapola limites e é reverenciada até hoje, mesmo 7 anos depois de a Honda ter encerrado sua produção, em 2014.
Mas o que a Hornet tem de tão especial que faz ela ser constantemente procurada e cobiçada? A Mila Moto traz mais detalhes sobre essa famosa naked.
Velocidade e design
A Honda CB 600F Hornet foi lançada no Brasil em dezembro de 2004 e logo conquistou uma fatia do mercado. E diferentes públicos se apaixonaram pela moto.
De um lado, havia os fãs de superesportivas que se impressionaram com o desempenho da Hornet e sua velocidade máxima de mais de 200 km/h. De outro, encontramos pessoas que foram atraídas pelo design agressivo da moto da Honda. A ponteira do escape alta, saindo à direita da rabeta, não passava despercebida e chamava a atenção.
Como podemos ver, todo seu conjunto era mesmo especial, mas o motor herdado da CBR 600F era um dos destaques. Ligeiramente suavizado, apresentava 96,5 cv de potência máxima, um desempenho realmente impressionante considerando que era praticamente o dobro de potência de outro sucesso da Honda, a CB 500.
Não bastasse isso, a Hornet ainda era bastante ágil e fácil de pilotar, com um custo menor do que suas principais concorrentes. Um outro fator que chamava bastante a atenção era seu consumo contido de combustível considerando ser uma moto tão potente.
Mais potência
Se alguém achava que era difícil melhorar a Hornet, se enganou. E a segunda versão, lançada em 2008, trouxe muitas novidades.
Com a troca dos carburadores pela injeção eletrônica PGM-FI, a potência máxima foi para 105 cv. A moto também ficou 5 kg mais leve, com o uso do alumínio no material do chassi monotrave, substituindo o aço. A suspensão dianteira passou a ser invertida e a frenagem C-ABS agora era oferecida como opção.
O design que já era um sucesso ficou ainda mais agressivo com as novas linhas modernas, o conjunto óptico dianteiro e o escape 4 em 1 que saía por baixo do motor.
A terceira e última geração da Hornet foi lançada no fim de 2011, com menos mudanças. As novidades vieram no novo conjunto óptico frontal, na rabeta de novo desenho e iluminação por LED e no painel digital.
Sucesso de vendas
De 2004 até 2014, quando a Honda parou de produzir a Hornet na fábrica em Manaus-AM, foram vendidas quase 48 mil unidades. Hoje em dia, a Honda CB 600F Hornet continua sendo bastante procurada e cobiçada por fãs de velocidade e colecionadores, fazendo com que a moto tenha um alto valor de revenda.